8° FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizam o 8° Fórum Nacional de Museus 2024, de 25 a 30 de novembro, na cidade de Fortaleza (CE). A Secult Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e o Instituto Mirante de Cultura e Arte, disponibilizará sua Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) para a realização das oficinas, encontros, seminários, palestras, plenárias e outras atividades do fórum.

Maior evento museal brasileiro, o Fórum Nacional de Museus tem como objetivo definir as prioridades governamentais para o setor, além da consolidação de políticas que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, como o Plano Nacional Setorial de Museus, a Política Nacional de Educação Museal, o Programa Nacional de Acessibilidade em Museus e Pontos de Memória – Acesse Museus e a Política Nacional de Economia de Museus.

Desde a revitalização do Sistema Estadual de Museus, a Secult Ceará vem ampliando as ações para a área, por meio da realização da Chamada para Adesão ao Sistema Estadual de Museus (SEM/CE), além da participação no 5º Fórum Estadual de Museus, na 17ª Primavera dos Museus e na 22ª Semana Nacional de Museus. Com o Fórum Nacional, há um avanço ainda maior na discussão e estabelecimento de objetivos para o setor.

8º Fórum Nacional de Museus

De 25 a 30 de novembro no Ceará

Leia mais

A proteção do Patrimônio Cultural Edificado do Ceará: Desafios e Perspectivas

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) irá promover, no dia 12 de abril, das 9 às 12h, o Seminário “A Proteção do Patrimônio Cultural Edificado do Ceará: Desafios e Perspectivas".

O objetivo é discutir as perspectivas e os desafios para proteger os bens de natureza material que por suas características revelem a identidade da cidade e/ou remetam à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade. O evento é aberto ao público e os interessados devem realizar inscrição através da plataforma de cursos do CEAF (link na bio). O encontro acontecerá no auditório da ESMP e haverá transmissão apenas para o núcleo regional da ESMP de Juazeiro do Norte.

Leia mais


Portfólio

  

O SISTEMA DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS (SIIC) REUNE DADOS SOBRE ACESSO À CULTURA E MERCADO DE TRABALHO NO SETOR CULTURA, CUJAS INFORMAÇÕES FAZEM PARTE DE PESQUISA DO IBGE.

ESTUDO MOSTRA QUE 1/3 DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, EM TORNO DE 70 BILHÕES DE BRASILEIROS, MORAM EM CIDADES SEM NENHUM MUSEU.

NA SEDE DO NOSSO MUNICÍPIO TAUÁ- CEARÁ, TEM MUSEU REGIONAL DOS INHAMUNS, MEMORIAL DO CÓLERA, MEMORIAL DO LEGISLATIVO E MEMORIAL CHICO CLARINETE PARA A FRUIÇÃO DOS 61.223 DE HABITANTES.

VIVA O SERTÃO DOS INHAMUNS.

VIVA TAUÁ-CEARÁ.

VIVA A CULTURA.


Livros Raros

Não é segredo para ninguém que o livro vai muito além de uma simples história ou dados gravados em um papel ou, ao menos, esta é a proposta legítima deste precioso objeto. Olha-lo superficialmente, sem entender o contexto enriquecedor que permeia ao delatarmos em suas páginas é, no mínimo, uma limitação comprometedora para o desenvolvimento do indivíduo. De acordo com o incrível escritor brasileiro, Monteiro Lobato, “um pais se faz com homens e livros”; uma rápida mas profunda reflexão sobre a importância da leitura na construção do indivíduo como ser produtivo, dinâmico e resiliente.

A verdade é que um simples livro, fala muito sobre um tempo, uma sociedade, costumes entre tantas outras coisas. Parece até que a história se incorpora nas linhas cerimoniosas das letras, trazendo um rico conhecimento oculto, revelando-o apenas para aqueles evoluídos nas leniências da leitura. Assim sendo, A Fundação Bernardo Feitosa, que abriga a Biblioteca Joaquim de Castro Feitosa, entende a necessidade deste projeto, Joaquim de Castro Feitosa: Livros raros e/ou especiais, como uma premissa de sua coleção de livros singulares e antigos. Não é difícil de imaginar que no conhecimento contidos neles, está o retrato fiel de um povo, uma sociedade e costumes locais e regionais.

A Fundação Bernardo Feitosa, através de sua biblioteca Joaquim de Castro Feitosa, tem como missão tornar, o saber e rico conhecimento contido nessas verdadeiras relíquias, acessível aos estudantes, pesquisadores, historiadores e a todos que, de alguma forma, possa interessar, pois, a acredita na máxima do nobre escritor, Monteiro Lobato: precisamos de livro, do hábito da leitura, para construirmos uma sociedade sadia e um mundo melhor.

Leia mais

Portfólio

O Portfólio do Museu dos Inhamuns mostra algumas das atividade que a Fundação Bernardo Feitosa vem desenvolvendo ao longo de sua história dando uma visão para o patrimonio natural, paleontológico, arqueológico da região.

Leia mais

Uma Tarde no Museu

A ideia basilar e o objeto principal do projeto Uma Tarde no Museu é proporcionar a fruição cultural e inserção dos estudantes em um espaço diverso de conhecimento, contem- plação e socialização, incentivando o empoderamento, a autoesti- ma e o protagonismo juvenil..

Leia mais