Meio Ambiente

    Especialistas explicam de que forma a degradação ambiental vem impactando no surgimento de epidemias e como pode ser feito o controle de vírus perigosos para a vida humana.

    A reportagem é publicada por EcoDebate, 07-06-2021.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), todos os anos, aproximadamente dois milhões de pessoas morrem por doenças zoonóticas, aquelas transmitidas de animais para humanos como dengue, ebola, zika e, agora, a covid-19, que, com base em algumas evidências científicas, surgiu por meio do morcego (nada confirmado).

    Apesar de ser a tese mais aceita até o momento, o único consenso entre os pesquisadores para explicar uma das causas do surgimento dos demais vírus é a degradação do meio ambiente.

    O desmatamento de florestas, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas influenciam fortemente na destruição ambiental e, consequentemente, no surgimento de novos vírus, como explica o especialista Rogério Machado, professor de Meio Ambiente e Química da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Existe uma sintonia no meio ambiente natural onde microrganismos que sobrevivem em simbiose com outros organismos e hospedeiros, como animais, sendo que a sobrevivência desses microrganismos nesses seres, não causam desequilíbrio na natureza. Porém, quando esta cadeia é afetada, seja por interferência humana ou mesmo por mudanças no clima, podemos ter a inserção desses microrganismos em outros meios e eles vão tentar sobreviver se adaptando, mesmo que isto signifique viver no organismo humano”.

    Quanto ao surgimento da covid-19, Machado diz que as informações disponibilizadas até o momento não colocam a pandemia atual como fruto de desequilíbrio ambiental ou mesmo climático especificamente. Segundo ele, “pode ter sido originado pela contaminação de um ser humano com contato com animal não comum no meio urbano ou até mesmo – que longínqua possibilidade -, por uma fuga do vírus de algum laboratório de pesquisa, mas esta possibilidade é muito remota e já por vezes descartada em visitas de órgãos oficiais ao país onde se teve notícia da origem da pandemia”, ressalta.

    Já a Márcia Brandão Leão, professora de Direito Ambiental da Universidade Presbiteriana Mackenzie em Campinas, acredita que o surgimento do coronavírus se deu por dois fatores: a degradação ambiental e a invasão humana das áreas preservadas provocando a retirada dos animais silvestres. “Ao colocar esses animais em mercados com más condições de higiene e o contato com estes, facilita a transmissão do vírus para nós humanos. Eu acredito sim que o desequilíbrio ambiental tenha relação com a pandemia do covid-19 e podemos aguardar mais pandemias, pois o degelo está liberando bactérias e vírus. Há alguns vírus antigos que já superamos e outros novos que não conhecemos”, afirma.

    05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente

    ORAÇÃO PELO MEIO AMBIENTE

    Senhor Deus Pai Todo-Poderoso,
    Criador do céu, da Terra e de todos os seres que nela habitam,
    Concedei-me forças para preservar a beleza e integridade do meio ambiente.
    Dai luz aos olhos daqueles que destroem vossas matas,
    Que matam vossos animais,
    Que poluem vossas águas, de onde tudo começou.
    Perdoai os que se calam e se ensurdecem por conveniência,
    Olhai pelos ignorantes e oprimidos, agora e sempre.
    Senhor, fazei com que os instrumentos que matam vossos filhos
    sejam banidos da face da terra.
    Guiai o coração dos fracos, não deixeis que caiam em tentação.
    Livrai todos os seres do mal maior, a extinção,
    E plantai no coração de cada homem a fé, o amor, a esperança e a paz
    E que, acima de tudo, prevaleça a vossa vontade.
    Amém."

    Hoje, dia 5 de junho, se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia dedicado a que as pessoas no mundo inteiro possam refletir sobre os efeitos de suas ações sobre a natureza.

                O tema deste ano de 2021 é Restauração dos Ecossistemas; que nos envolve com o questionamento da necessidade de compreensão do valor que os ecossistemas têm para cada um de nós.

                Em tempos de pandemia em que fomos impelidos ao afastamento do convívio de pessoas, em que fomos impedidos de termos contato mais próximo com nossa Casa Comum, a Terra, sentimos a necessidade de nos reconectarmos ao meio ambiente. A natureza com seus encantos nos presta serviços valiosos, que nos permitem vivenciar uma paz interior, que comunga com a força maior da criação.

    Página 1 de 6

    © 2018 RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes