18 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

    18 DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

    "No município de Tauá, também é possível apreciar um pouco da história de Cococi e da família Feitosa através da Fundação Bernardo Feitosa, instituída oficialmente em 2 de fevereiro de 1992, abriga o Museu Regional dos Inhamuns , sediada no prédio da antiga Casa de Intendência de Tauá, cujo acervo arqueológico e paleontológico é dos mais expressivos do Brasil, onde se encontram peças raras, utensílios, imagens sacras, móveis, armas e documentos que pertenceram à família Feitosa. Há também outras peças, oriundas de Cococi ou que tenham ligações diretas com o lugar, como uma espada que pertenceu a Joaquim Alves Feitosa (séc. XIX); um par de botas pertencentes ao coronel Leandro da Barra (sem datação); 3 Castiçais da Capela de Cococi (sem datação); Peças cerâmicas da região do Coronzó (sem datação), 1 Telha de barro contendo a assinatura do Coronel Francisco Alves Feitosa (1725); 1 ponta de lança e 1 ponta de flecha oriundas do rio Jucá (sem datação); documentos diversos, fotos; documentos e cartas do padre Máximo Feitosa (séc. XIX) .
    Todas as peças retratam um pouco da vida, do cotidiano e dos costumes dos habitantes de Cococi e da região dos Inhamuns em seus mais de três séculos de história."
    _______
    SILVA, Paulo César. Cococi no sertão dos Inhamuns - Uma breve história, do século XVIII ao XXI. Editora Uiclap. Tauá: 2021, p. 115.

    Fundação Bernardo Feitosa

    Hoje, 18 de maio, é o dia internacional dos museus segundo a ICOM (International Council of Museums).
    PARA REFLEXÃO:
    a) Você já visitou algum museu perto de você?
    b) Sendo alguém da educação, já pensou em levar alunos a um museu?

     

    Parabéns à equipe aguerrida da Fundação Bernardo Feitosa/ Museu Regional dos Inhamuns.

    © 2018 RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes