Apoie a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio da Humanidade

    Apoie a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio da Humanidade
     

     

    A Chapada do Araripe apresenta-se como um contexto cultural, patrimonial e ambiental, refletido em evidências históricas de natureza oral e material e preservadas em vivências de memória que têm atual experiênciação em múltiplas manifestações coletivas de natureza cultural, revelando condições culturais e naturais únicas, capazes de sustentar uma proposta para inscrição como bem na Lista do Patrimônio Mundial.



    As qualidades notáveis deste património cultural e natural multiplicam-se em
    conteúdos com atributos diversos, mas coesos, com singular potencial Valor
    Universal Excepcional (VUE). O Cariri pode ser percebido a partir de suas histórias e vivências identitárias, que reuniu índios, brancos e negros, apreendido através das pinturas rupestres, aos mitos e lendas.

    Nesse contexto, contemporaneamente, surge um novo encontro entre os cariris
    pernambucano, cearense, piauiense e paraibano, trazendo novas possibilidades para construção de redes colaborativas. Conhecido também como “caldeirão efervescente da cultura”, o Cariri (paraibano, pernambucano, cearense e piauiense) se destaca na paisagem simbólica brasileira enquanto espaço composto por uma imensa pluralidade de práticas socioculturais, religiosas, saberes, fazeres, celebrações e formas de expressões oriundas dos estados nordestinos, que convergem para potencializar a diversidade das constantes identidades que surgem da miscigenação de povos vindos dos quatro cantos do país. A cultura popular e tradicional são elementos centrais para a unificação dos cariris, como elemento síntese, a partir da constituição da ideia de que a região é um “celeiro de manifestações culturais”.

    A decisão de candidatar a Chapada do Araripe a Patrimônio Mundial ganhou
    legitimidade no Seminário Internacional Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade realizado em Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda, entre 6 e 9 de agosto de 2019 (https://www.araripepatrimonio.com.br/), onde participaram gestores públicos, artistas, mestres, acadêmicos, pesquisadores, representantes de Instituições do Estado Federal, do Estado do Ceará, de associações, entidades locais e municipais, de setores da comunidade civil, cidadãos empenhados, singulares ou organizados, que em conjunto manifestaram o empenho em construir esta candidatura.

    A ideia visa a promoção da valorização cultural e natural da Chapada do
    Araripe no Ceará, com ênfase nas narrativas históricas, políticas, artísticas e
    culturais e já reúne três níveis de Governo, Organismos Internacionais,
    Universidades, Instituições Não Governamentais, Instituições Técnicas
    Científica e pesquisadores das Unidades Federadas com objetivo de elaborar um inventário como instrumento de documentação e preservação do objeto em questão, seu estado de conservação, sua produção, sua delimitação geográfica, seu bioma para influir diretamente na candidatura à UNESCO.

    A pesquisa para produção do inventário conta com participação de Instituições
    Técnicas Científicas e Universidades como: Fundação Cearense de Apoio a
    Pesquisa – FUNCAP, Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Federal do Cariri – UFCA, Geopark Araripe Mundial da Unesco, Centro de Estudos em Arqueologia Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra e também contará com a participação de Instituições Não - Governamentais como: Instituto de Arqueologia do Cariri Dra. Rosiane Limaverde, Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, e Sistema Fecomércio CE/ SESC/SENAC.

    Diante deste desafio, com vistas ao reconhecimento do território como Patrimônio da Humanidade, chamamos todas as pessoas a assinar a petição e unirmos esforços coletivos em busca representa a criação de processos efetivos para o reconhecimento nacional e internacional do patrimônio cultural e natural da região do Cariri.

    Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vqUGzx1XLhQ

    © 2018 RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes