Evento em Tauá debate obras literárias de mulheres

    O campus de Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realiza, de 5 a 7 de agosto, a Semana de Estudos de Obras Literárias de Mulheres. O evento será on-line e promoverá seis palestras sobre obras literárias produzidas pelas autoras Clarice Lispector, Emília Freitas, Gilka Machado, Henriqueta Lisboa, Jarid Arraes e Taiye Selasi.

    Os encontros acontecem por meio da plataforma Google Meet. Serão duas palestras por dia, com início sempre às 19h. Para participar, é necessário se inscrever no endereço https://doity.com.br/seolmtaua2020. A inscrição é gratuita e dá acesso a todas as atividades do evento. O participante que estiver presente em todas as palestras receberá certificado de 10 horas.

    Segundo a organização, a Semana de Estudos tem o objetivo de propiciar a experiência da leitura e da interpretação de obras literárias produzidas por mulheres e de promover debates sobre as obras e autoras apresentadas, além de impulsionar o gosto pela leitura e análise literária.

    Cássia Alves, professora do curso de Licenciatura em Letras do campus e proponente do evento, explica que a ideia é apresentar ao público escritoras que costumam ser invisibilizadas. "Nós queremos fazer aparecer esses nomes de mulheres que, por algum motivo, foram esquecidas ou apagadas propositalmente dos manuais de literatura. O meu desejo é pagar um pouco dessa dívida que temos com as mulheres escritoras", diz.

    As escritoras escolhidas para os temas das palestras representam diferentes épocas, lugares e estilos literários. Serão abordadas, por exemplo, tanto a poesia da mineira Henriqueta Lisboa, nascida no século XIX, quanto as narrativas da jovem Jarid Arraes, de Juazeiro do Norte (CE). A professora Cássia ressalta que, embora cada uma tenha suas particularidades, todas têm algo em comum: "Elas não foram estudadas ainda ou não foram lidas o tanto que merecem".

    Confira a programação do evento:

    Dia 05/08

    19h10: Conferência "Adeus, Gana: uma obra, uma autora, uma personagem", com Cássia Alves (IFCE Tauá)

    19h40: Palestra "A poesia transgressora de Gilka Machado", com Thais Loiola (IFCE Umirim)

    Dia 06/08

    19h10: Palestra "As narrativas de Jarid Arraes e as concepções da liberdade feminina", com Carla Alves (Prefeitura de Maracanaú/CE)

    19h40: Palestra "As faces poéticas de Henriqueta Lisboa", com Márcia de Mesquita (Secretaria da Educação do Ceará)

    Dia 07/08

    19h10: Palestra "A ginecocracia fantástica em A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas", com Solange Maria Soares (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos/Universidade Federal do Ceará)

    19h40: Conferência "A mulher na contística clariceana", com Antonia Sales (IFCE Tauá)

     

    Serviço

    Semana de Estudos de Obras Literárias de Mulheres

    Data: 5 a 7 de agosto de 2020

    Local: Plataforma Google Meet

    Inscrição e programação: https://doity.com.br/seolmtaua2020

    Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Gratuito e aberto ao público

     

    Larissa Lima - Campus de Tauá

    © 2018 RM77.DESIGN. All Rights Reserved. Designed rm77.com.br
    Free Joomla! templates by AgeThemes